11 de janeiro de 2025

Esoterismo

Por O Redator Espírita
Avatar de O Redator Espírita

Esoterismo

Espírito José Lázaro

Mensagem contida no livro Transcendendo as Estrelas

Disponível gratuitamente no site mediumfabiobento.com.br

Cristais, pedras, folhas, infusões, incensos, mantras, japamalas, óleos, pirâmides, cartas. Poderíamos preencher a folha inteira apenas citando métodos, instrumentos e meios pelo qual a fé pode se mover. O esoterismo é um meio por onde a fé se transporta. Não foi Jesus quem disse que se fizermos com devoção poderíamos mover montanhas daqui para ali? Deste modo, se através de nossa vontade, dermos a um pequeno pedaço de madeira a validade energética da fé, aos olhares desatentos, este pequeno pedaço de madeira será capaz de produzir milagres. Empregaremos a ele o poder de um artefato místico. Mas não é o pequeno pedaço de madeira quem produz os efeitos, mas sim, a fé que a ele é aplicada.

No catolicismo temos exemplos disto. O rito de comunhão é por onde o crente pode entrar em convergência com o “corpo do Cristo”. Indiscutivelmente não há quem entenda que a hóstia é o corpo do Cristo ou pequena fração. Isto é uma figura de linguagem, um simbolismo utilizado para dizer que se o crente possui fé, poderá sim, através do rito, entrar em contato e se fundir, naqueles breves momentos de silêncio enquanto a hóstia se dissolve na boca, com o próprio Jesus.

Outro exemplo que também se adequa a outras religiões é a devoção às imagens de santos e guias. Assim como o “corpo do Cristo” não está na hóstia, o santo ou guia também não está na imagem. Mas ela está impregnada de energia, da fé das pessoas. A imagem é um ponto que recebe e distribui cargas energéticas através das orações das pessoas.

Acreditar em algo que é repetido há séculos por gerações e gerações é mais fácil que começar a acreditar em algo relativamente novo, fruto de algumas décadas apenas. Mas existem métodos contemporâneos sempre aparecendo em todos os lugares. E não estão completamente certos, nem totalmente errados. Isso depende da fé de cada um, da esperança em que se deposita em cada artefato, em cada método e da necessidade pessoal que pode gerar desespero, que motiva o homem que se enxerga sem saída e faz disso um dínamo poderoso que o alavanca à frente, ou apenas dar forças suficientes para o homem querer com força de propósitos.

Apegue-se a algo. Sejam cristais, sejam imagens, seja um pedaço de papel escrito “eu te amo”. Empregue a sua energia, a sua fé, a sua esperança de mudança e evolução. Acredite. As coisas acontecerão. O esoterismo é um meio. A fé é a força que move o homem.