4 de fevereiro de 2025

A Ordem de Ideias

Por O Redator Espírita
Avatar de O Redator Espírita

A Ordem de Ideias

Espírito Lucarino

Mensagem contida no livro Transcendendo as Estrelas

Disponível gratuitamente no site mediumfabiobento.com.br

Encadeamento mental. Sempre ouvimos que tudo vem a seu tempo ou cada coisa em seu lugar. E quantos mais ditos populares se podem citar para expressar tal pensamento. Nada grande nasce grande. Toda ação gigante, para o bem ou para malefícios, ganha força com o tempo, sendo um encadeamento mental, onde um pensamento atrai outro, onde um pensamento dá origem a outro mais bem elaborado. E assim, se desenvolvem os desejos e ideais, de forma a assumirem a forma final.

Essa ordem de ideias leva tempo, portanto, pode ser melhor combatida em seus primórdios, caso seja um empreendimento visando apenas desvios morais de conduta ou prática de valores duvidosos.

Ou ainda, essa ordem de ideias pode ser fortalecida igualmente em seus primórdios com alimentação adequada através de livros, ideias, sabedorias, conhecimento. Em síntese: quanto mais alimentada de forma adequada for a ideia original, mais força, rapidez e eficiência ganha a ordem de ideias, esse encadeamento mental.

Por isso, entendam irmãos, que não há vitória em um único dia no que diz respeito a grandes conquistas. Há uma ideia encadeada por vez. É preciso, pois, paciência.

Paciência e resignação, evidente, uma vez que é necessária humildade para entender que há longos caminhos a se percorrer e todos os desafios que a caminhada é capaz de oferecer.

Em linhas gerais, o que ocorre é o oposto, melhor dizendo, inquietude, impaciência, até mesmo cólera, por achar que somos merecedores antes da hora certa. Isso põe fim à motivação, à chama sincera do ideal primário e, quase sempre, todo o empreendimento desmorona por falta de calma e humildade.

Uma ordem de ideias é como uma peça frágil posta atrás de outra, num encadeamento, onde, mesmo sem se tocar, cada peça influencia na outra. Um desvio, uma desatenção a alguma delas e toda cadeia pode ruir. Atenção, pois, a cada peça, ou seja, a cada ideia, a cada detalhe. Tudo é igualmente importante, porque, juntas, formam o objetivo final.

E não esmoreçamos jamais. Porque mesmo que todas as peças caiam todas as vezes, uma de cada vez, é sempre possível recomeçar e erguer novamente a primeira peça, a primeira ideia.