23 de março de 2025

Joanna e a Atualidade: Mensagem 2

Por O Redator Espírita
Avatar de O Redator Espírita

“Em certas pessoas, a fé parece de alguma sorte inata; uma centelha basta para desenvolvê-la. Essa facilidade em assimilar as verdades espíritas é um sinal evidente de progresso anterior; em outros, ao contrário, elas não penetram senão com dificuldade, sinal não menos evidente de uma natureza atrasada”.

O Evangelho Segundo o Espiritismo

Cap. XIX

A Fé Religiosa. Condição da Fé Inabalável

Trecho do item 7

Mensagem contida no livro Joanna e a Atualidade Através do Espiritismo

Disponível gratuitamente no site mediumfabiobento.com.br

Apesar de não constar de forma explícita nas linhas acima, de forma implícita e ao mesmo tempo evidente, o tema da reencarnação é colocado na pauta de estudos, através do discurso dos espíritos que ditavam a Kardec.

Todavia, tal nobre tema não foi inserido de forma solitária no texto citado, trazendo junto a si, esta sim, de maneira peremptória, a fé, a confiança do homem em Deus.

O texto, de maneira geral, porém inequívoca, informa que a fé é desenvolvida no transcorrer das sucessivas reencarnações às quais são submetidas todas as almas.

Incontestável que não é preciso apenas ter um número expressivo de vidas na carne para ter desenvolvida a fé. É necessário bem mais que isso, pois que é imprescindível o fator aprendizado. E tal salutar aprendizado vem, em grande parte, das dores, das lutas, dos tropeços, das amarguras pelas quais todas as almas indubitavelmente passam, desde a criação até o momento sublime da conexão final com o Pai.

É certo e justo que tal aprendizado também tenha origem em estudos, na observância da natureza e da natureza dos homens, na razão, mas de forma decisiva, no amor.

Amar ao próximo como a si mesmo é um dos mais antigos ensinamentos decodificados pelos homens neste planeta de expiação e de provas.

Isto significa dizer que amar eleva a fé. Amar eleva o espírito e conduz a Deus.

Aquele que ainda não possui fé de maneira consistente, não se deve deixar abater; ao contrário, deve aurir forças a partir desta situação e buscar no amor o caminho necessário para culminar na perene fé em Deus.

Aquele, ao contrário, que se encontra com a certeza na vida futura já estabelecida reside em paz consciencial, ao saber que ainda há muito pela frente e muito há para ser realizado. Porém, de forma categoricamente igual, é preciso que se diga que, para esta atual etapa do planeta Terra, não há muito mais tempo. É preciso que se avance já. E sem dúvidas.

A Terra, atualmente, não permite atrasos. Tenha fé em Deus. Não importa se já a possui mais ou menos ou se ainda não a possui. Apenas tenha fé em Deus de forma primordial em sua vida. Ponha este lema de frente em todas as suas atividades.

Ter fé em Deus significa confiar em seus desígnios.

Mas para confiar que nosso Pai nos conduz a algo bom, precisamos, nós, fazermos nossa parte, sendo justos, honestos, sóbrios e bons, o melhor que pudermos ser. De resto, apenas ter fé; em outras palavras, confiar que Deus nos conduzirá por esta mudança na Terra, de forma justa.

Fé. Este o nosso segundo tema.