19 de fevereiro de 2025

A Divindade do Corpo

Por O Redator Espírita
Avatar de O Redator Espírita

A Divindade do Corpo

Espírito Ermance Dufaux

Mensagem contida no livro Transcendendo as Estrelas

Disponível gratuitamente no site mediumfabiobento.com.br

Sede perfeitos, assim nos ensina o evangelho, onde corpo e alma precisam estar em sintonia, evoluindo conjuntamente.

Ao corpo físico recai divindade assim como ao espírito, uma vez que foram igualmente concebidos por Deus.

Notadamente, o que se observa na maioria encarnada na Terra é o esforço em zelar por apenas uma das partes. Todavia, matéria e espírito são igualmente importantes para o crescimento do ser. Enquanto uns acreditam que cuidar do corpo físico é sinônimo de manutenção saudável da carne, de forma a prolongar a vida terrena, outros acreditam que não dar nenhum cuidado a esses afazeres constitui pouco apego à matéria, sinalizando que seus olhares miram o Celeste.

Reforçando tantas mensagens nas mais diversas frentes, o equilíbrio é recomendado. E necessário. Cuidar somente do físico é se pegar à matéria, que inevitavelmente se decompõe lentamente até o irrevogável fim da carne. Dentro da vasta literatura espírita é possível encontrar inúmeras recomendações acerca desse tema, onde o espírito após o desencarne depara-se com dificuldades devido ao apego excessivo ao corpo.

Ao passo que cuidar apenas do espírito é extremamente salutar, mas não constitui avanços no que tange à manutenção da matéria, de forma a prorrogar beneficamente a estada na carne, a fim de cumprir todas as etapas cabíveis a cada ser.

Em um ou outro caso, apenas o olhar parcial não basta. Portanto, faz-se imprescindível o zelo a todas as dádivas recebidas pelo Pai, seja o espírito ou o corpo físico.

Recordemos de abnegados servidores na seara do Cristo, que praticavam jejum, caminhavam, oravam, praticavam a caridade e consumiam alimentos benéficos ao corpo; assim como leituras edificantes e pensamentos voltados ao Pai, alimentavam a alma.

Portanto, irmãos, mantenhamos práticas frutíferas ao corpo, à mente e ao espírito, de forma que não existam impeditivos para que se cumpra a vontade de Deus em nossas vidas.