A Vocação da Caridade
A Vocação da Caridade
Espírito Frei Joaquim
Mensagem contida no livro Transcendendo as Estrelas
Disponível gratuitamente no site mediumfabiobento.com.br
Enquanto muitos se inquietam na busca por respostas sobre como evoluir espiritualmente, quais as melhores ações, quais os melhores caminhos, quais as melhores religiões, debatendo-se irmão com irmão, perdendo-se em argumentos válidos, porém sem importância prática, outros tantos estão ativamente curando dores, aquecendo corpos, saciando a fome e a sede, lutando por abrigo e condições dignas a irmãos em necessidades urgentes, sem importarem-se com a forma, apenas com as ações.
A religião é o amor e a vocação maior é a caridade.
Não há formatos meticulosamente planejados que prevaleçam sobre o olhar piedoso, o coração aquecido e a mão estendida. De maneira que não há estratégias capazes de superar o gesto legitimamente caridoso.
Em diversos textos religiosos e livros sagrados das inúmeras e diferentes religiões do mundo, diretamente ou sob alguma alegoria, está a caridade descrita e indicada como caminho válido e possível para se alcançar a perfeição em Deus. Esta recomendação universalizada é o que de mais seguro e puro se encontra à disposição dos homens que estão na busca Divina genuinamente sincera.
Contudo, é necessária prudência em sua execução. Pois falamos da caridade justa em aliviar dores, não em busca por reconhecimento, de modo que “a mão esquerda” não saiba sobre as ações de sua contraparte direita. E, mesmo agindo em anonimato, cabe ao homem ação sincera dentro de suas impossibilidades, dando do que lhe falta, não apenas planejando doar o que possui em abundância e não lhe faltará ou não mais lhe for útil.
Caridade é compartir com alegria, sem esperar retribuições, sem expectativas que não sejam o conforto e júbilo alheio.
Caridade é doar sem premeditações; é sentir a dor alheia e reagir sem medidas, medos ou deliberações.
Caridade, por fim, é uma das formas mais belas de reconhecer no outro a extensão do Pai que habita em si mesmo.