Evolução da Consciência Coletiva
Evolução da Consciência Coletiva
Espírito Dr. Abraham Arden Brill
Mensagem contida no livro Transcendendo as Estrelas
Disponível gratuitamente no site mediumfabiobento.com.br
Para aqueles que já tiveram a oportunidade de ler nosso humilde trabalho em conjunto com os doutores Freud e Jung, por meio mediúnico, “Psicologia Junguiana Sob o Olhar Espiritual Aprofundado”, este pequeno texto será uma introdução para melhor compreensão de dissertações futuras. Para os leitores sem a base da citada obra, o entendimento poderá ser mais demorado, todavia será acessível, visto tratar-se de linhas epígrafes para tema complexo a ser desenvolvido em fase póstera.
No livro supracitado, foi apresentado o conceito de libido espiritual, que pode ser pobremente traduzida como a vontade atuante do espírito em evoluir rumo à divindade. De mesma maneira, foi ampliado o conceito de inconsciente coletivo, que para os Junguianos, corresponde às camadas mais profundas do inconsciente. Na psicologia em prática na Terra, o inconsciente coletivo se resume à encarnação vigente do ser, não obstante, em “Psicologia Junguiana Sob o Olhar Espiritual Aprofundado”, este conceito foi estendido em sua compreensão para todas as encarnações do ser.
Falamos no título desta pequena exposição em consciente, mas citamos o inconsciente coletivo. Isto porque, sobre a dinâmica do inconsciente coletivo é que desejamos frisar, apenas substituindo o que seria inconsciente para a percepção consciente do ser. Assim sendo, considere o leitor a mecânica do inconsciente coletivo abrangendo todas as encarnações do ser, contudo de maneira consciente. Isso nos apresenta o conceito de Consciência Coletiva, o esforço em conjunto que a humanidade emprega em evoluir. Some a ele o conceito de libido espiritual.
Na psicologia Junguiana, determinado indivíduo pode apresentar fobia aparentemente sem nexo, por não ter justificativa plausível para tanto. Isso pode se explicar por ele captar tal fobia do inconsciente coletivo. O processo não inclui consciência do fato e pode ser positivo ou negativo, em outras palavras, pode trazer situações que agreguem ao indivíduo ou, como no exemplo, seja de caráter nocivo.
Na consciência coletiva, o indivíduo apenas capta hábitos, atitudes, valores, filosofias e toda gama de conhecimento com utilidade para a evolução rumo à divindade, sendo o processo inteiramente consciente. O indivíduo sabe o que se passa e sabe de onde a informação adquirida é originada. E ainda pode acessar uma segunda camada, mais profunda, onde todas as mentes possuem o mesmo conhecimento e capacidade. Em alguns pontos do universo isto é chamado de “A Sabedoria”. A evolução da consciência coletiva é quando os seres se voltam ao bem e se percebem na Teia Divina, possibilitando o auxílio mútuo e a diluição das barreiras entre eles.