6 de abril de 2025

Joanna e a Atualidade: Mensagem 10

Por O Redator Espírita
Avatar de O Redator Espírita

“A fé, para ser proveitosa, deve ser ativa; não deve se entorpecer. Mãe de todas as virtudes que conduzem a Deus, deve velar atentamente pelo desenvolvimento das filhas que dela nascem”.

O Evangelho Segundo o Espiritismo

Cap. XIX

A Fé, Mãe da Esperança e da Caridade

Item 11 – Primeiro Parágrafo

José, Espírito Protetor, Bordéus, 1862

Mensagem contida no livro Joanna e a Atualidade Através do Espiritismo

Disponível gratuitamente no site mediumfabiobento.com.br

O que será a fé nos dias atuais do orbe terreno? Esta pode, em princípio, parecer uma pergunta tola; afinal, pode-se questionar que a fé sempre foi e será a mesma de sempre – ou ela existe nos corações ou não.

Porém, a indagação se refere à fé verdadeira, aquela que abrilhanta qualquer evento, qualquer humano, qualquer espírito, mesmo diante de dificuldades duríssimas.

Em contraposição, o que se entende por fé atualmente não é isso, fato que justifica a pergunta no início do texto.

Querem e fazem, os encarnados, da fé um artigo de luxo, usado apenas para conquistas pontuais e, assim, deslocadas da continuidade de suas vidas nas sucessivas encarnações. E, além disso, fazem da fé mera palavra não sentida, apenas dita.

Atualmente, a fé nas mãos dos encarnados não passa de recurso semântico para justificar alguns atos espaçados de perseverança, mas apenas no intuito de angariar resultados imediatos e pertinentes a questões da matéria.

Onde está a fé na vida futura? Onde está a fé nas coisas divinas? Onde está a fé em Deus?

Contrariados em suas vontades, os encarnados têm como primeira opção voltarem-se contra o Divino e seus representantes, como inquisidores exigindo respostas para seus questionamentos e requerimentos.

É fato que existe fé nos corações. Em alguns, está lá de forma concreta, todavia estes são exceções à regra. Por isso, falamos à maioria, para os quais a fé é uma simples palavra, não uma devoção sincera ao Celeste. E como nos disse o espírito José, em seu texto, da fé nascem todas as virtudes, como a esperança e a caridade. Com isso, podemos concluir que, se falta fé, não pode existir esperança, não pode existir caridade. Não há virtudes, apenas factoides de boas ações.

Onde está o sol interno, aquele capaz de causar resignação mesmo diante da contrariedade? Onde está a fé em sua vida? Faça essa pergunta a si mesmo.

Muito já foi dito sobre tal pauta, no entanto, ainda parece ser necessário dizer que a Terra é um mundo de provas, onde quem a habita precisa passar por situações, muitas vezes extremas, de expiações e desconfortos. Ninguém encarna na Terra a passeio ou para ter seus desejos atendidos no momento em que entenderem. Na Terra, colhe-se o que plantou, assim como em outros orbes. A diferença é que, na Terra, a colheita é feita de desafios, provações, dificuldades e lágrimas.

Há muita beleza, não há dúvida. Porém, não passa um dia em que não exista um teste, uma prova de fé. A Terra é uma escola, um aprendizado para que seus habitantes evoluam e possam migrar para outros planetas com maior desenvolvimento de sua população.

Tenha fé.

Acredite em Deus e seja feliz com o que possui. Melhore, sempre procure melhorar. É a Lei do progresso. Mas jamais se esqueça de que o Pai apenas concede o que for lícito e quando for a hora.