8 de abril de 2025

Joanna e a Atualidade: Mensagem 11

Por O Redator Espírita
Avatar de O Redator Espírita

“Fora da verdade não há salvação seria o equivalente de: Fora da Igreja não há salvação, e também exclusivista, porque não há uma só seita que não pretenda ter o privilégio da verdade. Qual é o homem que pode se gabar de possuí-la inteiramente, quando o círculo dos conhecimentos aumenta sem cessar, e as ideias se retificam a cada dia”?

O Evangelho Segundo o Espiritismo

Cap. XV

Fora da Igreja não há Salvação

Item 9

Mensagem contida no livro Joanna e a Atualidade Através do Espiritismo

Disponível gratuitamente no site mediumfabiobento.com.br

Detemo-nos aqui a falar sobre a posse da verdade nos meios religiosos da atualidade.

Como o texto com propriedade questiona, qual homem nos dias atuais poderia dizer-se detentor da verdade?

A resposta de todos creio ser rápida e apontar na mesma direção: ninguém pode isso afirmar.

No entanto, não é isso que intimamente acontece e, muitas vezes, a arrogância e a pretensão ultrapassam os limites da intimidade e extrapolam para o exterior, onde tais homens, impulsionados por desvarios de poder e tomados por sentimentos de vaidade, lideram grupos dos mais variados tamanhos à ruína completa, uma vez que estão partindo de pressupostos incorretos. Basta para isso observar que seu líder pretende a toda verdade conhecer ou ser o detentor de verdades que a maioria desconhece. Cegos guiando cegos.

Não é possível conhecer toda a verdade. Isso somente a Deus pertence.

Não é possível ser detentor de verdades exclusivas que a maioria desconhece. Quando há revelações, elas são lançadas em toda parte, independente de religiões e indivíduos. Isso porque a revelação provém de Deus, que não exclui ou discrimina nenhum de seus filhos.

Portanto, muito cuidado com aqueles que pretendem ter acesso a verdades exclusivas. Estão sendo enganados, muitas vezes, por eles próprios, quando na ânsia de produzir mediunicamente, acabam caindo na armadilha da vaidade, que faz com que deixem de perceber a verdade e ultrapassem os limites de seu atual estágio de entendimento e terminem por produzir textos e estudos belíssimos, mas de suas próprias concepções e resoluções mentais.

Podem não estar errados, mas não estão assessorados por mensageiros de Deus. E, muitas vezes, podem sim estar em intercâmbio com outros tipos de mensageiros.

Dito isto, recomendo calma, meditação e prudência. A Terra é o local da passagem que diz que o Senhor nos envia como ovelhas em meio a lobos.

Não sejamos nós, os lobos. Ninguém quer isso, mas a obstrução da perfeita visão e a convivência acabam por transformar ovelhas em lobos, sem que se perceba a sutil mudança.

Que Deus abençoe a todos.