12 de abril de 2025

Joanna e a Atualidade: Mensagem 13

Por O Redator Espírita
Avatar de O Redator Espírita

“A pureza do coração é inseparável da simplicidade e da humildade e exclui todo pensamento de egoísmo e de orgulho; por isso, Jesus toma a infância por emblema dessa pureza, como a tomou para o da humildade”.

O Evangelho Segundo o Espiritismo

Cap. VIII

Deixai Vir a Mim as Criancinhas

Item 3

Mensagem contida no livro Joanna e a Atualidade Através do Espiritismo

Disponível gratuitamente no site mediumfabiobento.com.br

A indelével pureza nas ações reside, indubitavelmente, na inocência de propósitos; naqueles momentos em que a atividade é praticada sem impulsos ocultos ou impróprios, movida apenas pela justa ação de benefício alheio, sem medições ou limites.

Por isso, nos ensinou o mestre Jesus que a pureza do coração está na simplicidade e na humildade. Como mais poderia ser? Afinal, para sermos puros, devemos ser inocentes, na melhor e mais bela acepção da palavra. E, para isso, nos compara a crianças, a fim de nos mostrar simbolicamente o caminho da purificação.

Neste ponto de avanço da humanidade, é inegável que todos entendam a figura de linguagem contida neste trecho, no qual o mestre nos orienta a ser como crianças, que não têm maldade em seus corações, não agem sob impulsos omitidos, com segundas e terceiras intenções, dentro de planejamentos maléficos e nefastos, como muitas vezes os humanos assim o fazem.

Todavia, não é isto o observado no campo das ações humanas; muito ao contrário, a maioria da população mundial age impulsionada por motivos nebulosos, guardando intenções íntimas de benefício próprio.

Qual o mérito terá alguém que faça generosas doações de quantias em dinheiro a instituições de caridade, porém visando apenas à dedução de impostos?

Pergunto: por qual motivo dá o dinheiro a instituições que podem comprovar o recebimento e não fornece diretamente aos pobres, através roupas, alimentos, medicamentos e até mesmo o próprio dinheiro?

Respondo de acordo com minhas observações: porque sem comprovação de recebimento não há dedução de impostos e, além disso, a ação é invisível aos olhares dos homens.

Justamente por isso aqueles que fornecem diretamente aos pobres muitas vezes levam consigo fotógrafos e testemunhas de toda natureza.

Esta é a pureza de coração orientada por Jesus?

No cenário terrestre atual, infelizmente, apesar da extensa literatura das mais variadas religiões, a maioria dos homens não possui pureza de coração. Mas o degredo planetário se aproxima. É tempo de agir diferente. É tempo de mudanças interiores.

Aquele que puder dar uma moeda, que a doe, mas sem interesses escusos. Apenas faça a doação.

Jesus disse: “Deixai que venham a mim as criancinhas”. Isto significa que aqueles que forem como as criancinhas, no sentido explicado, terão o caminho livre para os braços abertos do mestre.