Joanna e a Atualidade: Mensagem 19
“As vicissitudes da vida são de duas espécies, ou, se quisermos, têm duas fontes bem diferentes, que importa distinguir. Umas têm sua causa na vida presente; outras, fora desta vida”.
O Evangelho Segundo o Espiritismo
Cap. V
Causas Atuais das Aflições
Trecho do item 4
Mensagem contida no livro Joanna e a Atualidade Através do Espiritismo
Disponível gratuitamente no site mediumfabiobento.com.br
Assim como o esquecimento do passado é, de certa forma, elemento consideravelmente importante e de extrema relevância para a evolução do ser, de mesma maneira não podemos esquecer que tal passado é variável que pode ser condicionante das mais diversas situações e cenários da existência atual.
Entretanto, não apenas podemos dar ao passado toda a culpa ou mérito por momentos das atuais existências. Uma vez que, tudo o que é realizado, tem causa e efeito.
Portanto, ao se deparar com certo problema ou dificuldade, evite culpar a Deus ou a outrem. Procure, primeiro, sua própria culpa em atos do passado, talvez nem tão distante. E caso não consiga encontrá-la, saiba e confie que esta poderá estar em ações de vidas pretéritas.
Todavia, mesmo vasculhando a atual existência, é possível que alguém não encontre sua culpa, mesmo ela existindo. E isso decorre dos vícios, em grande parte do orgulho em não querer atribuir a culpa a si mesmo. Portanto, não se apresse em jogar toda a culpa no passado, onde não pode ver, como se culpasse alguém externo a si mesmo; como se aquele passado não fosse seu.
Mesmo que não se saiba e nada seja revelado, aquele passado afeta a atual existência e pertence ao histórico do ser na jornada evolutiva.
O que se precisa fazer é confiar em Deus e acreditar que Ele tem para nós o que de mais importa, o Seu amor e a Sua confiança.
É necessário resistir e perseverar sem murmúrios, lástimas ou ofensas a quem quer que seja. É preciso seguir adiante com fé, porém ciente de que a origem daquele cenário desfavorável pode nunca vir a ser esclarecido, ao menos no decorrer da atual existência.
E seguir adiante com esperança de que estará trabalhando em condições adversas para cumprir um papel que lhe cabe, muito devido a prováveis erros e tropeços de diversas existências pretéritas.
A fé não pode faltar. A confiança em Deus, igualmente, precisa ser o leme.