1 de março de 2025

Não Esbravejeis

Por O Redator Espírita
Avatar de O Redator Espírita

Não Esbravejeis

Espírito Frei Roberto Luccia

Mensagem contida no livro Transcendendo as Estrelas

Disponível gratuitamente no site mediumfabiobento.com.br

Um conselho útil em todas as ocasiões: não esbravejeis. Mesmo que tombe, mesmo que se machuque, mesmo que se quebre os ossos, mesmo que adoeça, mesmo que seja injustiçado, roubado, atacado, violentado… não esbravejeis.

O veneno da cólera que sai da boca, intoxica a própria alma, antes de qualquer outra ação. As palavras e os gestos de ira podem se expandir pelas energias terrenas, alcançando outros na mesma frequência. Mas o que, de fato, apeçonha o espírito é a energia destas mesmas palavras e gestos, que não saem do homem, apenas se agigantam negativamente dentro de quem mesmo as produz. Portanto, não esbravejeis.

Agradeça sempre. Os desígnios de Deus não são claros, mas são sempre justos. Sentiu-se alvo de injustiças? Não esbraveje, agradeça; sentiu-se apunhalado por quem tratou como irmão? Não esbraveje, agradeça. Mesmo quando Deus levar para Seu seio alguém estimado por vós e que julgueis de forma prematura, mesmo assim, não esbraveje, ao contrário, agradeça. Mantenha-se em constante agradecimento, mesmo que as palavras possam parecer sem sentido, mesmo que em confusão mental por alguns instantes, porque é sempre melhor agradecer, pois a explicação estará no próximo amanhecer, jamais na vociferação.

O Cristo Consolador está andando a nosso lado. Sempre. Nunca devemos duvidar. E quanto mais formos brandos e pacíficos, mais fácil será de nos prestar auxílio. Ao passo que, quanto mais coléricos formos, mais afastados estaremos de nosso irmão maior.

Cruz a carregar, todos nós temos. E que bom, pois que este é o exemplo de Jesus. Ele nos mostrou o caminho. Carregou sua cruz no calvário sofrendo tudo que sabemos que sofreu. E o que fez? Pediu que Deus perdoasse a quem o infligia as dores. Jesus esbravejou? Em momento algum.

Portanto, irmãos, não iremos nós, a nossos turnos, esbravejar por nossas cruzes, não importando o quão pesadas forem. Jesus sabia e nos mostrou pacificamente que esbravejar não é uma solução ou mesmo uma forma de se tratar os problemas. Isto posto, agradeçamos, jamais esbravejemos.