19 de agosto de 2025

Pureza de Coração

Por O Redator Espírita
Avatar de O Redator Espírita

Pureza de Coração

Espírito Ermance Dufaux

Mensagem contida no livro Luzes do Amanhecer – Mensagens para Renovação Íntima

Disponível gratuitamente no site mediumfabiobento.com.br

Façamos como nos recomendou Jesus e tenhamos puros nossos corações.

Quando Jesus permitiu o acesso das criancinhas enquanto seus apóstolos as tentavam impedir, o mestre aproveitou aquela oportunidade para nos dar uma valiosa e belíssima lição sobre pureza de ações e pensamentos.

Jesus disse que o Reino dos Céus aguardava aqueles que se assemelhavam a criancinhas. Obviamente, Jesus não queria dizer que apenas as crianças herdariam a Glória Celestial. Ele falava de pureza, humildade e simplicidade.

Mais que isso, Jesus falava não apenas no aspecto das ações e movimentos perpetrados diante de todos, mas, especialmente, falava sobre nossos pensamentos. E, quanto mais profundos, maior proximidade guardam com as palavras do mestre.

Jesus recomendava pureza de coração. E para se ter puro o coração, é preciso ter sentimentos e pensamentos de pureza. Aquele, ao contrário, que apenas cometer atos de pseudobondade para agradar aos olhares alheios não estará realizando a vontade do Pai. Não estará sendo puro. Estará sendo hipócrita, pois que, em segredo – ou seja, longe das vistas dos outros -, jamais faria o mesmo gesto.

Ter pureza de coração tem início no segredo de nossos pensamentos, apenas para nós mesmos.

De nada adiantaria que aqui viesse e escrevesse linhas e linhas sobre a necessidade da pureza de coração e apenas incentivasse atos vazios de admiração popular, eis que, se dissesse apenas ser preciso ter pureza de coração, incentivaria tais atos, pois que este é o lado mais cômodo da interpretação das palavras do mestre, por isso mesmo, sempre o mais interpretado.

Em primeiro lugar, é preciso vontade de ter puro o coração. Em segundo lugar, é preciso analisar-se e perceber o que há em seu coração, pois que há algo nele.

Perceba seus atos. Em todas as suas reações, capture seus sentimentos. Analise se ficou desapontado ou satisfeito com o resultado. Melhore, mude, esforce-se. Tudo em segredo.

Melhore seus pensamentos e emoções, em silêncio. Assim, quando for o momento de reagir com pureza, poderá estar preparado e fará com verdade, porque se lapidou para isso.

Apenas através da sinceridade consigo mesmo poderá existir pureza nos atos e no coração.