27 de julho de 2025

Sobriedade em Momentos de Turbulência

Por O Redator Espírita
Avatar de O Redator Espírita

Sobriedade em Momentos de Turbulência

Espírito Ermance Dufaux

Mensagem contida no livro Luzes do Amanhecer – Mensagens para Renovação Íntima

Disponível gratuitamente no site mediumfabiobento.com.br

Na vida encarnada, dentro de suas rotinas e obrigações, grande parte dos momentos são turbulentos, seja porque uma importante decisão precisa ser tomada, seja por maledicências alheias, seja por inveja, orgulho, egoísmo e luxúria da própria pessoa. Enfim, os motivos são inúmeros. E a resposta comportamental, via de regra, é a impaciência, intolerância. É reagir com cólera.

Ao reagir a qualquer estímulo externo com cólera, tomamos por empréstimo a energia nociva que nos impulsionou para aquela reação de comportamento. Ou seja, nos associamos a ela.

Trazemos para nós o que não nos pertencia. E os homens costumam fazer isso quando estimulados por energias externas nocivas. Isso porque já possuem facilidade de conexão com as energias pesadas, sendo que o contrário não acontece, com relação às boas energias, com as quais não possuem facilidade de associação. Possuem vínculos, é evidente, porém não possuem a propensão natural ao bem.

Desta forma, é muito mais fácil e cômodo para o homem reagir às energias externas nocivas.

No entanto, mesmo tendo propensão, as energias externas são externas. Não são de determinado encarnado, ainda. Quando, porém, alguma situação o desequilibra – mesmo que seja algo em seu trabalho que o deixe em estado de extrema atenção e pressão -, estará sob efeito das energias externas nocivas. Mas, ainda não reagiu a elas.

Porém, quando reagir com cólera, estará ele bebendo estas energias e impregnando todo seu corpo astral, mental, físico, todos os corpos, com o fluído deletério oferecido pela situação.

No entanto, caso reaja com sobriedade, estará ele contra-atacando com amor, e este amor estará sendo lançado ao exterior e poderá impregnar outras pessoas.

Notem que, além de não se contaminar, ainda é possível impregnar outros com boas energias, caso reaja com sobriedade ao invés de cólera.

A reação comportamental a um estímulo exterior é um efeito em cadeia. E a tendência é sempre que o próximo reaja como o primeiro. Dificilmente essa cadeia é quebrada, mas acontece.

Quebre esse encadeamento negativo. Aja com amor, com sobriedade e, além de não se contaminar com pesados fluidos deletérios, ainda transmita amor e irradie isso para seus irmãos.