Liberdade e Responsabilidade
Liberdade e Responsabilidade
Espírito Frei Roberto Luccia
Mensagem contida no livro Cinco Temas para Cinco Amigos
Disponível gratuitamente no site mediumfabiobento.com.br
Destina-se a todos aqueles que amam ou pretendem amar seus semelhantes, a si mesmos e a Deus acima de todas as coisas. Destina-se aos povos que ainda não garantiram suas independências dos diversos jugos do homem sobre o homem. Destina-se àquelas pessoas que, ainda escravizadas, nesta altura do progresso da Terra, por vontade própria, não mostram força ou interesse em libertar-se do jugo de outros homens.
O homem nasceu para ser livre. A liberdade é concedida por Deus, nosso Pai e Senhor, e é uma condição inalienável, ninguém pode retirá-la, ninguém tem o direito de privar alguém, um povo ou nação do seu Direito Divino de ser livre.
A liberdade não é tratada aqui como irresponsabilidade e inconsequência. Trata-se da mais pura intenção do homem de ser feliz, de exercer a moralidade da forma que julgar mais adequada, dentro, é claro, dos Parâmetros Divinos.
Ser livre não é fazer o que se deseja. É poder fazer isso, mas agir com responsabilidade perante si e aos outros e com Deus em primeiro lugar. Mas é, fundamentalmente, exercer seu direito ao livre arbítrio e buscar a felicidade, onde, certamente, conseguirá encontrar seu karma e o executará.
O karma é individual. Ser por outro é não ser por ninguém.