Avatar de O Redator Espírita

Entusiasmos

Espírito Ermance Dufaux

Mensagem contida no livro Luzes do Amanhecer – Mensagens para Renovação Íntima

Disponível gratuitamente no site mediumfabiobento.com.br

Todos os homens são acometidos por motivações pontuais que os impelem a praticar determinadas ações. Estão entusiasmados. Em algumas religiões, diz-se que aquele que ora fervorosamente está “cheio do Senhor”. Isso é correto, no sentido de o homem estar entusiasmado para a oração, motivado pela fé que possui.

No entanto, não apenas da boa motivação é impulsionado o homem. Infelizmente, a maior parte das motivações é nociva a ele. Com isso, fica o homem entusiasmado para praticar ações que em nada contribuem com sua jornada evolutiva.

Mas é possível controlar a exposição a fontes de motivação para entusiasmos deletérios. Em alguns casos, é fácil perceber, pois o próprio homem sabe muito bem o que faz e tem plena consciência de que tal ato não é positivo a ele e não o faz evoluir.

Todavia, existem casos mais sutis, onde o homem pode não perceber a malícia na situação. Nesses casos, basta que analise se ir a tal lugar, se praticar tal ação, se determinados atos, que podem parecer inocentes, não o motivariam ou alterariam seus sentidos, impelindo-o a ações mais agudas e deletérias. Uma simples e rápida análise pode resolver.

Mas existem os casos mais complexos, onde o homem está convencido de que o lugar que está, as informações que consome, as pessoas que a ele se vinculam são inocentes, no sentido de não levar perigo espiritual. Caso não seja a primeira vez no lugar ou com aquela pessoa ou grupo, lembre-se dos efeitos da vez anterior e tente se lembrar do que sentiu e como foi. Analise esses dados. Caso seja a primeira vez, você não terá como analisar a partir de suas experiências, mas pode verificar a experiência alheia. Sempre terá alguém para compartilhar. Analise se irá querer os resultados para você.

É evidente que o homem pode escolher conscientemente entorpecer os sentidos e cometer atos nocivos a sua alma, mas agradáveis a seu corpo físico. Mas, deve se lembrar que são prazeres temporários, fugazes, ao passo que as escolhas para se entusiasmar com as coisas Divinas são eternas.

Os resultados podem até não ser agradáveis aos sentidos físicos, automaticamente. Isso porque o cérebro ainda não está adaptado àquelas sensações. Mas, com a perseverança será possível perceber melhorias e o esforço será recompensado.

Entusiasme-se com Deus. Fique mesmo “cheio do Senhor”; sinta Sua presença em cada ato de sua vida; santifique cada momento a Ele. Assim, estará sempre apto a entusiasmar-se para boas resoluções.