13 de julho de 2025

Adjetivos de Amor

Por O Redator Espírita
Avatar de O Redator Espírita

Adjetivos de Amor

Espírito Ermance Dufaux

Mensagem contida no livro Luzes do Amanhecer – Mensagens para Renovação Íntima

Disponível gratuitamente no site mediumfabiobento.com.br

Diariamente, todos os homens esbarram em situações diversas. Algumas são alegres, outras, tristes. Algumas lhe causam indiferença, outras, nem são percebidas. Isto é uma reação.

Quando um evento acontece sob suas vistas, isto lhe impacta os sentidos. Por consequência, sua mente trabalha a informação recebida, analisando-a de acordo com o conteúdo adquirido anteriormente e, como resultado, lhe envia sinais, que são representados organicamente através das reações corporais. Isto é um processo que dura menos de um segundo, uma vez que as reações nos parecem ser instantâneas.

Se as reações são resultados, também, de análises de conteúdo mental prévio, poder-se-ia dizer que tais reações são reflexivas, ou seja, sem a interferência da lógica no exato momento em que acontece o evento.

Mas, o que sucede às reações pode ser pensado: são os comentários pertinentes ao evento. Em muitos casos, as primeiras palavras são também resultados reflexivos. Porém, os comentários porvindouros, por muitas vezes acontecerem horas após o evento, serão frutos da lógica, do bom senso e da caridade. Muitas vezes, podemos ser testemunhas de um crime. Podemos visualizar uma crueldade, uma injustiça. E tudo isso irá nos causar reações. Procuremos reagir cada vez com maior polidez e respeito a quem quer que seja. Mas nossos comentários posteriores, quando narrarmos a ação, poderão ser pautados pelo amor. Façamos assim.

Para descrever os fatos, usemos adjetivos de amor. Mesmo que para narrar um crime, uma atrocidade. Usemos de palavras calmas e suaves. Sem hipocrisia.

O fato de algum ser, nosso irmão, ter se equivocado temporariamente e cometido um crime, mesmo cruel, não significa que tenhamos de adjetivá-lo com as piores palavras. Narraremos os fatos conforme eles realmente aconteceram, mas pouparemos nosso irmão de ofensas gratuitas por nossa conta. Pois, se assim fizermos, estaremos nós, em nosso turno, cometendo igualmente um crime, mas de absolvição social, mas que não será ignorado por Deus.

Quando utilizamos de adjetivos de amor para descrever ações de irmãos nossos, ou para falarmos deles próprios, não podemos nos esquecer de que tudo que proferimos é registrado, tratado e retornado para nós. Não existe, no entanto, volto a frisar, lugar para hipocrisia neste processo.

Mas pense bem… Nos próximos relatos, sobre qualquer assunto, escolha bem o que irá retornar para você. Qualquer adjetivo ou adjetivos de amor?